quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O Fortaleza e a matemática da Série C

Cada vez mais complicado encontrar ânimo para elaborar as postagens do nosso blog. Me ponho no lugar da comissão técnica, dirigentes, conselheiros, alguns jogadores. Difícil explicar o que vem acontecendo. Duro encarar os fatos e a ameaça de rebaixamento. Momento delicado. Mas, como torcedor e pessoa otimista que sou, penso que o problema sempre deve ser encarado como uma oportunidade. Oportunidade de avaliar os erros, erradicar alguns males, corrigir posturas e implementar mudanças!
Pena que a exiguidade de tempo e a urgência da situação impedem uma mudança de cenário mais profunda, ou mais radical, digamos assim. O futebol não funciona como um empreendimento empresarial, no qual a busca do lucro e do sucesso associa-se a parâmetros mais objetivos. Explico: se o empreendedor planeja, faz o investimento certo, avalia os riscos e age com prudência em seus negócios, dificilmente colherá prejuízos...No futebol, às vezes, o sucesso vem após todo esse esforço, mas o fator sorte, acaso, circunstância ou momento pode ser muito decisivo...É bem verdade que o Fortaleza colhe hoje frutos dessa má administração, da incompetência de alguns setores, de planejamentos mal elaborados, enfim...Mas não se pode negar que, dentro da atual conjuntora econômica do clube, a diretoria atual não poupou esforços e contratou além de suas forças. Um pouquinho de sorte não faz mal a ninguém. E no futebol, então, quanta diferença a sua presença ou ausência pode fazer...
Não é hora de apontar culpados, procurar bodes expiatórios ou fazer manifestaçãozinha ridícula nas dependências do clube. Isso não resolve. Só atrapalha e embaraça os trabalhos. Imagino que o clima no Pici esteja desconfortável. Nervos à flor da pele. Mas o momento requer calma, serenidade, pé no chão, pois os estragos podem ser bem maiores.
Não poderia aqui deixar de tocar no assunto MATEMÁTICA. Afinal, como Galileu Galilei afirmou, a matemática foi o alfabeto com que Deus criou o universo! Olhando para os números frios e analisando as circunstâncias, pode-se chegar à conclusão que não temos, ainda, nenhuma situação consolidada. Podemos ser rebaixados. É bem verdade. Mas temos chances de classificação. Existe até a possibilidade de termos os dois cearenses na próxima fase. Atenção: estou falando de probabilidade. Neste momento, vale acreditar em qualquer coisa. Isso é torcer. Eu torço pelo meu time até o fim! Se o pior acontecer, paciência. Amagar a tristeza e seguir em frente. O mundo dá voltas. Se permanecermos, voltar a acreditar e tentar fazer parte, de alguma forma, do planejamento do ano vindouro (nosso blog se propõe a ajudar, incentivar, contribuir de alguma forma)...Se subirmos, comemorar e deixar o êxtase invadir novamente nossos corações apaixonados!
Acredito na força de nosso clube. Da nossa torcida. Sei, todo mundo sabe, que bom é vencer, conquistar, sentir orgulho, alegria...Mas os momentos ruins têm que servir como algum aprendizado. Sem mais para o momento, vamos às projeções, extraídas de um site que vale a pena visitar: www.fortalezasempre.com.br. Colaciono um trecho:
O Campinense tem três jogos: Dois em casa – América e Guarany e um fora – CRB. Vencendo os seus três compromissos chegará a quatorze pontos e não poderemos mais alcançá-lo, hipótese que nos deixa como sério candidato ao rebaixamento. Temos que torcer para que o time da Serra da Borborema perca pelo menos um desses confrontos para que o Fortaleza, em vencendo os seus dois compromissos possa superá-lo por um ponto.
TORCER EM DUAS FRENTES - Com relação ao Guarany, que é o segundo concorrente que ainda conseguimos enxergar dentre a névoa densa, temos que torcer em duas frentes. Na primeira hipótese e apenas pensando em nos livrarmos do rebaixamento teremos que torcer por duas derrotas do time de Sobral, que ficaria com oito pontos e apenas duas vitórias. O Fortaleza vencendo o CRB ficaria com as mesmas duas vitórias e tentaria superar o “Cacique do Vale” no saldo de gols. Lembramos que essa é uma suposição de risco elevado. De conformidade com a segunda teoria teremos que torcer para que o Guarany vença o CRB e empate com o Campinense fora de casa, resultado que, dependendo de uma combinação de resultados, empates nos outros confrontos, classificariam os dois times cearenses. Esse seria o viés ideal, posto que partiríamos para a segunda fase com cem por cento dos nossos clubes.
VENCER O AMÉRICA - Do CRB para frente não há mais a probabilidade de nos classificarmos sem que vençamos o confronto com o América. Teremos que vencer os nossos dois jogos e chegar a doze pontos e fazer figa para que o Guarany vença o time alagoano e este, em casa, ceda um empate ao Campinense, que o deixaria com dez pontos e dois a menos do que o Fortaleza. Não estamos aqui falando com o coração ou tentando levar a nossa torcida a acreditar numa esperança vã, posto que os cálculos que fazemos estão dentro de um universo de possibilidades que podem se confirmar ou não.

E você? O que pensa? Deixe seu comentário.






Um comentário:

  1. Somos torcedores do Leão e acreditamos que uma hora vai dar certo.

    ResponderExcluir